Garmin Varia: Radar de Veículos para Bikes: impressões após 3 meses de uso

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Me recordo quando surgiu a primeira ideia do Garmin Varia. Uma pequena empresa da África do Sul iniciou esse projeto buscando recursos em sites de financiamento coletivo para dar continuidade ao projeto. Lembro que a ideia era bastante interessante e o aspecto final do projeto deles era bem parecido com o atual Varia. A empresa não conseguiu seus recursos para produzir o equipamento, mas foi vista e comprada pela Garmin, que deu pequenos upgrades ao projeto, especialmente visuais, e o lançou logo após.

Tive a oportunidade de encontro-lo, em uma viagem ao exterior, por um preço muito convidativo (paguei R$ 1048,00 no Bundle – completo) e não resisti. Fiquei muito na dúvida sobre sua utilidade, mas resolvi arriscar. Hoje, três meses após uso tanto na MTB quanto (principalmente!!!) com a Speed, posso dizer que foi uma compra acertada e quase não saio sem ele, principalmente porque pedalo muito nas ruas da cidade.

Mas o que é exatamente o Varia? o que ele faz?

Ele é um sistema de radares que fica acoplado a sua bike que detecta a presença e aproximação de veículos (carros e motos) a partir de 150m até você. O sistema possui duas peças:

1.RADAR

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Esta peça, que vai colocada normalmente no canote ou algum suporte traseiro e que possui essas luzes vermelhas, é o radar detector de veículos. Ele, além de detectar os veículos, ele emite um sinal luminoso que acelera a medida que o veículo se aproxima de você e sua bike, automaticamente. Esta peça não te avisa de nada, nem visualmente nem por sons. A função dela é somente captar os movimentos dos veículos e servir como sinal luminoso para estes.

 

2. VISOR DE MOVIMENTO

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Na versão Bundle, acompanha o radar o visor original do Varia. Vale lembrar que este visor não é obrigatoriamente necessário, visto que pode ser utilizado o Garmin Edge 520, Edge 1000, Garmin 25 e o mais novo Varia Vision. É obvio que vai precisar de um visor, mas para quem já tem os Edge citados pode comprar somente o Radar.

 

 

 

 

 

edge520912

Apesar de eu ter comprado o Bundle, utilizo atualmente o Radar Varia com meu Edge 520. Comprei o Bundle porque o preço dele completo lá fora estava, na ocasião, mais barato do que somente o radar aqui no Brasil (Submarino).

E como ele funciona?

Uma vez instalado, o radar no canote e o visor no guidão ou mesa, liga-se ambos e faz-se o sincronismo inicial (não será discutido isso aqui). Depois de feito a primeira vez, sempre se sincronizará automaticamente nas vezes seguintes. Quando estiverem sincronizados, poderemos ver o sinal que na foto está no círculo verde, na imagem do Edge. Quando um carro for detectado ele começará a aparecer no seu visor, sempre do lado direito (região em torno da marcação rosa). Na imagem podemos ver quarto veículos detectados, apontados pelas setas em azul: o mais superior é o que está mais próximo do ciclista, nesse caso, era eu, e á medida que vão se aproximando vão migrando para a parte superior do mostrador até desaparecerem. Quando um veículo é detectado, aparecem duas barras laranjas nas laterais esquerda e direita e, no caso do Garmin Edge 520, um BIP sonoro é emitido. No mostrador do Bundle não tem som, vi isso como uma falha importante. Por isso uso o EDGE, apesar de que visualmente o mostrador original ser muito mais forte, com LEDs de luz intensa. Se o veículo, carro ou moto, estiver se aproximando em uma velocidade muito alta, as barras ficam vermelhas. Após passar o último veículo, elas ficam verdes e logo em seguida se apagam.

Após 3 meses de uso……

Hoje, como disse inicialmente, dificilmente saio sem ele. O dispositivo ajuda muito, especialmente nas ruas da cidade, mas na estrada também diminui muito a tensão de se preocupar com o que vem de trás. Ele não te exclui de ter de prestar atenção no trânsito, de olhar para trás, ou  de usar (de modo errado e perigoso) fones de ouvido e contar com o Varia e pedalar sem o som do ambiente. Mesmo assim, ele pega o sinal dos veículos. Na estrada, não me lembro de ter deixado de me avisar de algum veículo. Na cidade, ás vezes, dependendo de onde entrou ou veículo – acabou de entrar na rua atrás de você, após dobrar a esquina, por exemplo – ou de algumas circunstâncias específicas como curva muito acentuada bloqueada por morro ou posições não lineares – carro na descida da rua e você na subida, após baixada). Mas foram pontuais e muito poucas.

Com relação aos fones, vale sempre lembrar que para bikes é muito perigoso pedalar com fones de ouvido. Eu uso fones OPEN EARS (“ouvidos abertos”), como esse da Afetershokz.

Sobre a autonomia da bateria, temos informações de 4 a 5 horas de uso continuo. Já li relatos de uso maior do que estes na internet, mas eu particularmente nunca pedalei mais do que 4 horas com ele. Geralmente, quando chego em casa, após um pedal, já coloco os dois para recarregar (radar e edge).

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Com a caixa, você recebe vários kits para fixação na bike, tanto o radar quanto o visor. Eles somam um total de 2 suportes para cada. Por isso, se tiver uma MTB e uma Speed, poderá21 instalar os suportes nas duas. A fixação do display é do tipo padrão da Garmin com várias borrachas que prendem nos quatro cantos do suporte. Já o fixador do radar, tem um por elásticos – com adaptadores para canotes triangulares para bikes do tipo aero e um para canotes comuns circulares – e outro fixado por parafusos, mais rígido, que fixei no canote da MTB. O equipamento fica bem fixo e não ficam nem frouxos, não parecem que correm risco de cair, mesmo na MTB todo solavanco da trilha. Vale lembrar que este radar terá pouca utilidade na trilha, mas ás vezes você pode fazer um pedal que utilize parte de estrada, parte de ruas urbanas e parte de trilhas. Ai pode desligar o radar na trilha também para economizar bateria.
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No final das contas, o investimento é alto, mas ao se tratar de segurança sempre vale um esforço maior. Se todo o restante já está em dia, pense em investir nesse radar porque acho uma das coisas mais úteis que adquiri para minhas bikes ultimamente.

garmin-varia-vision-headsup-display-for-road-cyclistsQuem quiser expandir mais ainda (e gastar bem mais $$$), tem o lançamento mais novo da Garmin para ciclistas que é o Garmin Varia Vision. Este é um herdeiro do Google Glass, que já teve seu projeto enterrado pelo Google. O Varia Vision é um dispositivo que você acopla aos óculos e você tem as informações do seu edge “dentro do olho”. Olho mesmo, é de um lado isso. Isso também evita aquele comentário dos palpiteiros de que vai ter “ponto cego” ao pedalar. Não vai. Formamos a imagem com os dois olhos e o dispositivo vai ficar em um dos dois. Se você enxergar apenas com um olho ai vai ter problemas. Nessa imagem e nesses dados, alem de sua telemetria em tempo real (velocidade, ganho de elevação, distância, etc.) tem a visualização da aproximação de carros do radar. Vale lembrar que o Varia Vision precisa de um dispositivo tipo Edge para funcionar. Ele é apenas um display. No final, tem um video de promoção do Varia Vision feito pela Garmin.

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VIDEO OFICIAL DO GARMIN VARIA

VIDEO OFICIAL DO GARMIN VARIA VISION

Na submarino encontrei apenas o radar, mas o equipamento pode ser encontrado em várias lojas no Brasil, inclusive no site oficial da Garmin.

2 thoughts on “Garmin Varia: Radar de Veículos para Bikes: impressões após 3 meses de uso

    • Legal. Vale mesmo a pena. Precisava baratear mais – é considerado caro mesmo fora do Brasil – mas hoje pedalo bem mais tranquilo com ele.

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