Paris – Roubaix: A Centenária Prova nos Paralelepípedos

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Também conhecida com “Inferno do Norte”, “Um Domingo no Inferno”, “A Clássica das Clássicas” ou “A Mais Dura de Todas”, a prova profissional de ciclismo Paris-Roubaix (pronuncia-se algo tipo rubé) é uma das mais antigas do ciclismo mundial e conta pontos para UCI (União Ciclística Internacional, órgão máximo do esporte), fazendo parte do UCI ProTour. É uma das chamadas clássicas monumentais do ciclismo europeu juntamente com a Milão-San Remo, Ronde van Vlaanderen (ou Tour des Flandres), Liège-Bastogne-Liège e Giro di Lombardia. A prova é realizada em apenas um dia e tem uma extensão aproximada de 259 Km. Teve sua primeira edição em 1896 e até 1967 ia de Paris à cidade de Roubaix, no norte, quase na divisa com a Bélgica. De 1968 para cá seu início é em Compiègne, distante aproximadamente 60Km do centro de Paris.

O que que ela tem de diferente das demais provas de ciclismo de estrada? Um trecho de 2400m que passa por dentro de uma floresta com o piso todo de paralelepípedo. Isso mesmo, paralelepípedo, com alguns anos ainda com este trecho úmido, pós chuva e com muita lama, além das pedras. Este trecho se tornou o símbolo desta prova e geralmente é aqui que se diferenciam os ponteiros da prova, faltando ainda quase 100Km para o final. Final este que é dentro de um velódromo em Roubaix. Apesar de ser bem conhecida por seu famoso trecho de paralelepípedo, não é a única prova com este piso: Ronde Van Vlaanderen e Gent–Wevelgem também têm.

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Acabei descobrindo esta prova porque comecei meus pedais com Mountain Bike e queria uma bike para pedalar em estradas, mas que não fosse tão desconfortável quanto as Speeds que eu conhecia. Então, comecei a pesquisar e descobri que existe uma categoria de bikes de algumas empresas chamadas de Endurance, que são as bikes de estrada. Aqui em Campo Grande tinha feito pesquisa em varias lojas sobre esse tipo de bike, até que na Specialized, Gilmar Jr., proprietário da loja, me deu maiores informações sobre estes tipos de bike e me apresentou um modelo, a Roubaix. Após me explicar brevemente sobre essa característica da prova e que essa bike tinha esse diferencial para ser mais macia que as Speeds habituais, resolvi ler sobre esta prova. A prova é geralmente realizada no início de abril e o atual campeão é o suíço  Fabian Cancellara (Radio-Shack) que ganhou a prova três vezes, utilizando na vitória de 2013 a Trek Domane 6 series, um avião também.

lamaEste trecho mais famoso de paralelepípedo de 2400m é a Tranchée d’Arenberg (Trincheira de Arenberg), tendo sido esse piso colocado no tempo de Napoleão através da Raismes Forest-Saint-Amand-Wallers, próximo a Wallers e Valenciennes. A pista fica como uma passarela com a multidão se acomodando ao longo dela em grande histeria. É um trecho bastante difícil e muitos acidentes acontecem ai, além de desclassificações polêmicas. Diversas alterações já forma feitas ao longo da história, mas atualmente esta etapa continua ativa e apesar de ainda faltarem mais 100km até o final, é nesta fase que os ponteiros se diferenciam.

PARIS-ROUBAIXO vencedor da última edição, o suíço Fabian Cancellara – vencedor também em 2006 e 2010 – terá nessa edição de 2014 mais dois competidores de peso: um estreante, o Britânico vencedor da Le Tour de France 2013, Christopher Froome do time Sky Procycling, e o astro da Cannondale, o Tcheco Peter Sagan. Apesar de ser uma prova em que muitas vitórias foram de corredores que não eram os favoritos, esses três nomes devem aparecer no topo da lista dos finalistas da prova esse ano.

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Na Wikipedia há um extenso texto sobre a Paris-Roubaix, com muitos detalhes de sua história, detalhes sobre todas as etapas, curiosidades de algumas, lista de todos os vencedores, etc. Para quem quer saber mais detalhes está bem completa (Paris – Roubaix Wikipedia). Também é possível maiores informações no site oficial da Paris – Roubaix.

Vídeo no Youtube com os  melhores momentos da prova em 2013

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